ESCOLA PROFESSOR SIMÃO AMORIM DURANDO - Escola pública com ensino de qualidade
Páginas
INÍCIO
HISTÓRIA
MISSÃO
LI E GOSTEI!
PROFESSORES
1 de maio de 2014
Projeto de Intervenção Simão em Ação
APRESENTAÇÃO
O projeto interdisciplinar "Simão em Ação" visa estimular o envolvimento dos educandos nas atividades educacionais ao tempo em que propõe trabalhar diversos temas relacionados ao desenvolvimento do ser humano, sobretudo no que diz respeito à elevação da sua auto-estima que, por consequência, proporcionará a interação e integração desses alunos com seus pares, preparando-os, dessa forma, para tornar-se um indivíduo ativo e atuante nesse novo modelo de sociedade. O projeto propõe, também, intensificar ações positivas dos educadores e educandos na execução dos quatro pilares da educação: aprender a fazer, aprender a conhecer, aprender a ser e aprender a conviver.
Neste contexto, o projeto ora apresentado coloca como desafio despertar o interesse dos educandos na construção do conhecimento, compreendendo-se como sujeitos sócio-históricos e culturaisresponsáveis pela sua condução e formação pessoal e profissional de forma autônoma, transformadora e cidadã.
JUSTIFICATIVA
Assegurar ao educando um ensino de qualidade não significa apenas compartilhar o conhecimento com competência. Trabalhar a auto-estima, dividir sentimentos de afetividade, preparar um ambiente agradável para o aluno, também fazem parte de uma educação de qualidade.
Analisando os resultados do ano de 2013 no que diz respeito às notas e frequência dos estudantes da Escola Professor Simão Amorim Durando e, observando cotidianamente no decorrer desse ano a desmotivação e desinteresse dos alunos, o desejo de não estarem em sala de aula, a falta de vontade de aprender os saberes escolares, a EPSAD tomou a
iniciativa de mudar essa realidade através do projeto de intervenção "Simão em Ação" que vai proporcionar aos alunos, por meio de incentivos, o gosto pelo estudo. Para tanto, conta-se com a participação e empenho da equipe docente, equipe pedagógica e da equipe gestora da escola para que o trabalho tenha o êxito esperado.
Através deste projeto, pretende-se reduzir em85% a evasão, reduzir em 85% o número de alunos abaixo da média e garantir 100% de frequência dos educandos neste ano letivo que se inicia.
OBJETIVO
Elevar o desempenho dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, diminuir o índice de evasão e trabalhar a auto-estima contribuindo para a sua formação pessoal e profissional.
CRONOGRAMA
O projeto será vivenciado de março a dezembro de 2014, conforme detalhado abaixo:
Data
Ação
Responsável
29/03/14
Apresenta/Discussão para análise dos resultados da escola no ano de 2013 e sugestões de ações que visem a elevação dos índices de desempenho neste ano de 2014.
Equipe gestora, equipe pedagógica e equipe docente
02/04 e 04/04/14
Reunião com professores por área para discutir ações
Equipe Pedagógica
07/04/14
Planejamento das ações
Equipe Pedagógica e equipe docente
09/04/14
Reunião de pais, mestres e educandos para apresentação do projeto
Equipe Gestora, Equipe Pedagógica e Equipe Docente
11/04/14
*Execução do projeto em sala de aula (leitura dos textos selecionados pelos docentes); produções dos estudantes e **o aulão da Epsad
aos finais de semana
Equipe docente
26/04/14
Formação Continuada na escola
(Português e Matemática)
Equipe da GRE (Português e Matemática)
12 a 16/05
Semana da Maratona de português e matemática (para esta ação serão utilizadas as questões do banco de questão)
Equipe Docente
22/05/14
Reunião de Pais e Mestres (apresentação do 1º resultado do projeto): o que deu certo, o que não deu certo, as modificações, entre outros.
Equipe gestora, pedagógica e docente
23/05/14
Palestra:Auto-Estima, para estudantes e professores
A definir
31/05/14
Reunião para análise e avaliação do projeto (ajustes, reajustes, inclusão, exclusão de ações, entre outros)
Equipe gestora, pedagógica e docente
11/06/14
Encerramento do Bimestre
27/06/14
Início do III Bimestre – Planejamento para reinício das ações do projeto de intervenção
Equipe gestora, pedagógica e docente
20/08/14
Palestra sobre Empreendedorismo
A definir
01 a 05/09/14
Semana da Maratona de português e matemática (para esta ação serão utilizadas as questões do banco de questão)
Equipe docente
17/09/14
Reunião de pais e mestres (apresentação do 2º resultados do projeto): o que deu certo, o que não deu certo, as modificações, entre outros.
Equipe gestora, pedagógica e docente
24/09/14
Encerramento do Bimestre
27/09/14
Reunião para análise, avaliaçãoe planejamento do projeto (ajustes, reajustes, inclusão, exclusão de ações, entre outros)
Equipe gestora, pedagógica e docente
23/10/14
Palestra sobre gravidez na adolescência DST/Aids
A definir
20/11/14
Comemoração do Dia da Consciência Negra com apresentações culturais e artísticas produzidas pelos estudantes
Equipe gestora, pedagógica, docente e estudantes
24 a 28/11/14
Semana da Maratona de português e matemática (para esta ação serão utilizadas as questões do banco de questão)
Equipe docente
05/12/14
Culminância do Projeto, através da ação “Simão é Cultura” com exposição de trabalhos dos estudantes, apresentações culturais e artísticas
Equipe gestora, pedagógica, docente, estudantes, pais e comunidade
12/12/14
Reunião de pais e mestres (apresentação do resultado final do projeto)
Equipe gestora, pedagógica e docente
*Esta ação será realizada durante a execução do projeto no período de abril a dezembro, acontecendo sempre em dias alternados.
**Os aulões acontecerão aos finais de semana, pelo menos num intervalo de 15 dias.
METODOLOGIA
Com o propósito de incentivar osestudantes da Escola Estadual Professor Simão Amorim Durando no que diz respeito ao interesse, participação e rendimento escolar, busca-se com este projeto motivá-los e estimulá-los a permanecer na escola, ajudá-los na apropriação das competências, habilidades e atitudes indispensáveis para o sucesso na escola, no trabalho e na vida social, através das seguintes ações:
·
Reunião para apresentar os resultados dos estudantes no ano de 2013 e apresentar o projeto de intervenção;
·
Ciclo de palestra e/ou oficinas para trabalhar a auto-estima dos estudantes;
·
Leitura diária de textos e exposição de vídeos para reflexão com os estudantes;
·
Roda de leitura;
·
Momento da produção;
·
Semana da Maratona de português e matemática;
·
Aulão da Epsad: aulões aos finais de semana;
·
Incentivar 100% de frequência do aluno por meio de pontuação;
·
Incentivar a realização de todas as atividades por meio de pontuação extra;
·
Premiação para o aluno destaque da turma no bimestre por meio da exposição de foto, faixa e prêmio simbólico;
·
Registro de todos os trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula para posterior exposição;
·
Promover “O Simão é cultura”: noite cultural com apresentações artísticas dos alunos (música, dança, teatro, sarau de poesias). Nesta noite, será realizada a culminância do projeto com abertura feita pela direção e coordenação, em seguida serão expostos em slides todos os trabalhos realizados pelos alunos no decorrer ano letivo.
RECURSOS
·
Recursos Humanos: alunos, professores, gestores, coordenadores, articuladores, pais e comunidade.
·
Recursos materiais: data show, Câmera digital, som, microfones,vídeos, papel madeira, Internet (divulgação dos eventos no blog e facebook da escola e no You Tube, criar e- mail coletivo para as turmas a fim de trocar informações, fazer divulgação, dentre outros); TV/Vídeo; e outros.
OPERACIONALIZAÇÃO
O Projeto Simão em Ação será vivenciado durante os meses de março a dezembro de 2014, propondo a seguinte sistemática de operacionalização:
1. Ciclo de palestras: a cada bimestre será realizada uma palestra que contemple um tema relevante aos interesses dos alunos;
2. A roda de leitura e o momento da produção serão realizadas uma vez por semana, sempre em dias alternados. Estes momentos proporcionarão ao estudante o desenvolvimento de habilidades inerentes ao Eixo Leitura e Escrita na disciplina de Língua Portuguesa contribuindo para a melhor compreensão, interpretação e produção de textos;
3. Aulão da Epsad: os aulões acontecerão aos finais de semana, num intervalo de 15 dias e contemplará todas as disciplinas do currículo;
4. A Semana da Maratona de Português e Matemática será realizada durante uma semana a cada bimestre. Esta atividade proporcionará ao estudante o desenvolvimento de várias habilidades matemáticas e da língua portuguesa e acontecerá da seguinte forma:
Um mês antes da semana da maratona, os professores se reunirão para definir os descritores a serem trabalhados nas disciplinas de português e matemática; selecionarão os textos e questões-problema e elaborarão as atividades utilizando o banco de texto e de questões;
Uma semana antes da maratona, farão a exposição dos conteúdos contemplando os descritores das referidas disciplinas;
Na semana da maratona, realizarão atividades relacionadas aos conteúdos sempre fazendo, posteriormente, a correção coletiva com os alunos. Na sexta-feira, realizarão um simulado composto por 40 questões (20 de português e 20 de matemática). A aplicação e correção do simulado será feita pelo professor que estiver na turma.
Os professores de português e matemática se reunirão para identificar os descritores com maior índice de erros para que possam trabalhá-los durante o bimestre;
Os professores de português e matemática farão a correção coletiva do simulado em suas turmas.
Reunião para planejamento da próxima semana da maratona.
5. O Simão é cultura: consiste na preparação dos trabalhos culturais realizados pelos estudantes da escola.
6. A culminância do projeto acontecerá em dezembro com as apresentações artísticas e culturais feitas pelos alunos e visa valorizar e elevar a auto-estima dos educandos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante toda a execução do projeto, tomando como parâmetro o interesse dos envolvidos demonstrado durante a participação ao longo do processo e pela análise dos resultados, ou melhor,do feedback das ações e suas implicações nas vivências dos educandos no contexto escolar no que se refere a melhoria da aprendizagem e permanência na escola.
Obs.: para contabilizar a frequência do aluno, faz-se necessário que todos os professores realizem a chamada em todas as aulas; o aluno que tiver 100% de frequência no bimestre fará jus a 0,5 ou 1,0 ponto em uma das atividades cumulativas; o aluno que tiver realizado com êxito todas as atividades cumulativas do bimestre fará jus a 0,5 ou 1,0 ponto extra; o aluno destaque da turma será aquele que obtiver 100% de frequência no bimestre, tiver realizado todas as atividades com êxito e estiver acima da média em todas as disciplinas do bimestre.
A premiação deste aluno deverá ser discutida e acertada com a gestão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário