5 de dezembro de 2013

PROJETO CULTURA AFRO-BRASILEIRA


JUSTIFICATIVA:

            Para promover a releitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.
            A Lei em si não basta, é preciso que modifiquemos o ensino-aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, fazendo acontecer mudanças necessárias.
            Aprendemos a História dos outros, ou parte dela, no entanto a cultura universal inclui feitos Afros de grande importância, entretanto, estes são desconhecidos ou desprezados pela educação brasileira. Uma sociedade democrática e justa inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação.
O desconhecimento gera omissão, irresponsabilidade e ainda produz uma sociedade preconceituosa e violenta nos diversos aspectos da vida humana. Percebe-se que há uma necessidade de um maior envolvimento dos educandos com contexto africano. Tendo em vista que os africanos contribuíram em muito para o desenvolvimento cultural brasileiro.
            O presente projeto foi elaborado no sentido de promover um conhecimento mais aprofundado sobre a importância da contribuição dos africanos para o desenvolvimento não só do nosso país como também de outros.
            Considera-se que este trabalho se constitui em um dos primeiros passos para formação de uma nova geração de cidadãos autênticos que exercitam verdadeiramente o senso crítico e a ética.

OBJETIVO GERAL

Reconhecer a importância do negro na formação da sociedade brasileira, analisando sobre a sua contribuição nas áreas: social, econômica, cultural e política. Proporcionar condições a alunos e professores de apropriarem-se de novos saberes sobre a cultura Afro-brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário