5 de dezembro de 2013

PROGRAMA GOVERNO PRESENTE NA EDUCAÇÃO


PROGRAMA GOVERNO PRESENTE NA EDUCAÇÃO
Governo presente

Fortalecer as diretrizes do Plano Estadual de Segurança Pública - Pacto Pela Vida - tem sido uma das principais políticas de Estado estabelecidas em Pernambuco para a prevenção social da violência, com vistas a contribuir com a redução dos índices de criminalidade.


Nesta vertente, o Programa Governo Presente de Ações Integradas para Cidadania, ora instituído, voltou-se para uma atuação planejada em bases territoriais, priorizando segmentos sociais mais carentes e expostos a situações de riscos e fragilidades, assegurando, assim, o direito social e o exercício da cidadania política na promoção de uma cultura de paz.

Desde novembro de 2008, as ações integradas ao Programa envolvem 15 Secretarias de Estado que juntas executam programas e projetos em 14 áreas da região metropolitana, tais como: Santo Amaro, Peixinhos, Artur Lundgren I e II, Boa Viagem, Pina, Imbiribeira, Prazeres, Coque, Cabo de Santo Agostinho, Várzea, Ibura de Cima, Ibura de Baixo e Ibura dos Milagres.

Os resultados foram considerados exitosos pela população, fato que levou o Executivo Estadual a destacar o GOVERNO PRESENTE como uma de suas prioridades na perspectiva de organicidade, transversalidade e completariedade entre as políticas públicas voltadas à superação da subcidadania.

Desta forma, em 2011, o Programa entra em nova fase: passa-se a sua institucionalização, através da Lei nº14.357/2011, expandindo, por conseguinte, sua atuação para o interior do Estado, de modo a abarcar 8 territórios, a saber:


1º Território     seta azul pequena      Capital

2º Território     seta azul pequena     Região Metropolitana

3º Território     seta azul pequena     Mata Norte

4º Território     seta azul pequena     Mata Sul

5º Território    seta azul pequena     Agreste I Caruaru

6º Território    seta azul pequena    Agreste II

7º Território    seta azul pequena   Sertão I

8º Território   seta azul pequena    Sertão II


Na área da educação, o governo se faz presente através de inúmeros programas, dentre eles: Reforço de Escolaridade (Aprender Mais), Alfabetização e Elevação da Escolaridade de Jovens e Adultos (Paulo Freire), Escola Aberta, Mais Educação, Biblioteca Comunitária, como também implantação de Escola de Referência e Melhoria da Rede Física das Escolas Estaduais.

As ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação priorizam, principalmente, a educação integral com foco na educação profissional, na perspectiva de resgate à cidadania, dentro do princípio de democratização dos espaços e equipamentos escolares, proporcionando à população escola que ofereça instalação física adequada para facilitar a inclusão social, por meio de atividades de lazer e cultura.

PROJETO CULTURA AFRO-BRASILEIRA


JUSTIFICATIVA:

            Para promover a releitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.
            A Lei em si não basta, é preciso que modifiquemos o ensino-aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, fazendo acontecer mudanças necessárias.
            Aprendemos a História dos outros, ou parte dela, no entanto a cultura universal inclui feitos Afros de grande importância, entretanto, estes são desconhecidos ou desprezados pela educação brasileira. Uma sociedade democrática e justa inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação.
O desconhecimento gera omissão, irresponsabilidade e ainda produz uma sociedade preconceituosa e violenta nos diversos aspectos da vida humana. Percebe-se que há uma necessidade de um maior envolvimento dos educandos com contexto africano. Tendo em vista que os africanos contribuíram em muito para o desenvolvimento cultural brasileiro.
            O presente projeto foi elaborado no sentido de promover um conhecimento mais aprofundado sobre a importância da contribuição dos africanos para o desenvolvimento não só do nosso país como também de outros.
            Considera-se que este trabalho se constitui em um dos primeiros passos para formação de uma nova geração de cidadãos autênticos que exercitam verdadeiramente o senso crítico e a ética.

OBJETIVO GERAL

Reconhecer a importância do negro na formação da sociedade brasileira, analisando sobre a sua contribuição nas áreas: social, econômica, cultural e política. Proporcionar condições a alunos e professores de apropriarem-se de novos saberes sobre a cultura Afro-brasileira. 

O que os alunos têm a dizer sobre o projeto:



 “Fazer jogo com regras é muito mais divertido e não fica sem graça, porque toda brincadeira é muito gostoso de  se jogar como os amigos.
Vítor Emanuel – Aluno do 6º ano D

“Esse projeto é um ótimo começo para os alunos aprenderem a produzir textos e também a trabalhar em equipe, pois fica mais interessante com jogos e brincadeiras.”
Samilla Mileny – aluna do 6º ano D
“Estou gostando muito deste projeto, pois ajuda as pessoas que tem dificuldade na produção de textos e nós podemos ter conhecimento nos hábitos de higiene, além disso deixou as aulas mais interessantes e 
divertidas.”
Maria Eduarda Sousa – aluna do 6ºano D

“Esse projeto tem nos ajudado muito, porque cada um aprendeu um pouco. Os jogos foram importantes, pois é brincando que nós aprendemos. Os textos produzidos pela turma, também mostrou que é possível entender como constróis as regras de um jogo.”
Maria Eugênia  - aluna do 6º ano D

 “As aulas de Língua Portuguesa estão trazendo uma nova maneira de estudar, pois nos divertimos e aprendemos mais sobre higiene e prevenção de doenças através dos jogos que construímos nas aulas.”
Moisés - aluno do 6º ano B

“”Essas aulas trouxeram para nós uma maneira divertida de aprender brincando.”
Clarice – aluna do 6º ano B

“Com a construção dos jogos e dos textos aprendemos muito sobre os hábitos de higiene, especialmente a respeitar as pessoas.”
Jamerson –aluno do 6º ano B

“Estamos usando um método divertido para produzir jogos. Isso torna as aulas mais interessantes.”
Daniel Felipe – aluno do 6º ano C

“Fazendo jogos e construindo as regras para eles, aprendemos a respeitar as pessoas e as coisas.”
Ingrid – aluna do 6º ano C

“Com essa facilidade em produzir textos, todo mundo aprende se divertindo”
Deyvid  - aluna 6º ano C

“Adoro brincar estudando...os jogos são divertidos e ajudam no nosso aprendizado que levamos para a vida inteira.”
Sabryna Lorenna – 6º ano A


Aprendi muito com os jogos, pois as aulas ficaram mais divertidas e saímos da rotina. Afinal, é brincando que a gente aprende.”
Gabriel Coelho – 6º ano A

“Com esses jogos e textos que produzimos estamos aprendendo a compartilhar e a respeitar regras, reconhecendo que a vida tem limites. Agora sabemos que somos capazes.”
Edivaldo – 6º ano A









4 de dezembro de 2013

Formatura do Proerd





O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, com o nome de DARE (Drug Abuse Resistance Education) ou DARE América, através de uma parceria entre o Distrito Escolar Unificado e o Departamento de Polícia daquela cidade, para ser implantado em escolas. O principal objetivo do programa é prevenir o uso indevido de drogas entre crianças em idade escolar.

26 de novembro de 2013

Calendário avaliativo do 4º bimestre e novas oportunidades de aprendizagem.




Projeto “Gravidez na adolescência / DST / AIDS”



A Escola Professor Simão Amorim Durando vivenciou no último sábado, 23/11/2013, a culminância do Projeto “Gravidez na adolescência / DST / AIDS”. O Projeto que foi trabalhado pelos estudantes das turmas da 8ª série sob a orientação da Professora Sineide Porto teve como objetivo principal alertar os jovens estudantes quanto aos perigos de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a AIDS, como também a questão da prevenção da gravidez precoce e planejamento familiar. Para a culminância do Projeto a Escola convidou o Dr. Ricardo César de Hollanda Nogueira que realizou palestras abrangendo os temas alvo do Projeto. 

2 de setembro de 2013

Estudantes podem testar conhecimentos para o ENEM na internet

 

Inscrições para simulados gratuitos começam neste sábado.

02 de Setembro de 2013
Estudantes do ensino médio contam com mais uma ferramenta para aprofundar conhecimentos rumo à universidade. Quem está dando essa ajuda aos feras é a "Geekie Games - O desafio do Enem", uma plataforma na web que vai testar os conhecimentos dos estudantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O primeiro passo para quem quiser participar, será se inscrever no programa a partir deste sábado (31). Para isso, o estudante pode usar o perfil no Facebook ou criar um login com o email e senha no site do Geekie Games (http://www.geekiegames.com.br/). As inscrições são gratuitas.
A plataforma tem três etapas para deixar o aluno melhor preparado para o Enem. Na primeira etapa, quem se inscrever vai poder fazer exercícios das quatro áreas de conhecimento que são cobradas no Enem: ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens. Na segunda etapa, o estudante recebe um plano de estudos destacando seus pontos fortes e pontos fracos que merecem maior atenção. Ao final do processo, de 9 a 16 de outubro, o aluno vai fazer um simulado online no mesmo formato do Enem.
A prova pode ser feita em qualquer dia e horário de acordo com as possibilidades dos alunos. Não é obrigatório responder às questões de todas as quatro disciplinas, mas o ideal é que o aluno possa medir todo o seu conhecimento das áreas exigidas no Enem.
As questões que serão usadas nos testes e no simulado final utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesmo método de avaliação utilizado pelo Enem que dá pesos diferentes às questões de acordo com seu grau de dificuldade. O cálculo final não soma a quantidade de respostas certas, mas a "qualidade" destas respostas. Assim, dois candidatos podem acertar o mesmo número de questões, mas terão pontuações diferentes de acordo com quais questões ele acertou.
Os interessados podem se inscrever até o dia 9 de outubro, mas quanto antes melhor, já que o aluno poderá acessar com antecedência o plano de estudos personalizado e interativo, criado por professores que identificam como ele aprende melhor. Na plataforma o aluno tem acesso a textos e vídeos sobre o conteúdo abordado nas provas. Durante esse período o professor e a escola podem acompanhar a evolução e desenvolvimento dos seus alunos e ajudá-los a se preparar para o Enem.
Um ranking atualizado diariamente vai mostrar o desempenho dos alunos por área de conhecimento.
Simulado final

De 9 a 16 de outubro, o estudante vai fazer o grande simulado do Enem. A prova terá os mesmos moldes do exame do MEC: em um dia o aluno responde a 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de ciências humanas e 45 de ciências da natureza, em 4h30 de prova, sem interrupções. No segundo dia, terá o mesmo tempo para responder a mais 90 questões, metade de matemática e a outra metade de linguagens e códigos.
Esse simulado será aberto a todos os alunos, mesmo aqueles que não estiverem utilizando a plataforma. O participante vai receber um relatório personalizado do seu desempenho com a pontuação obtida no simulado e a comparação do seu desempenho com as notas de cortes dos cursos oferecidos no último Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem 7,1 milhões de candidatos inscritos.


12 de junho de 2013

Calendário de avaliações Parciais 2013 -1ª oportunidade


Resultado da Prova Brasil ano 2011



A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

28 de maio de 2013

Alunos interessados em ter acesso ao boletim via internet devem seguir o tutorial do link abaixo para realizar o cadastro no Sistema SIEPE.