APRESENTAÇÃO
O projeto interdisciplinar "Simão
em Ação" visa estimular o envolvimento dos educandos nas atividades
educacionais ao tempo em que propõe trabalhar diversos temas relacionados ao
desenvolvimento do ser humano, sobretudo no que diz respeito à elevação da sua
auto-estima que, por consequência, proporcionará a interação e integração desses
alunos com seus pares, preparando-os, dessa forma, para tornar-se um indivíduo
ativo e atuante nesse novo modelo de sociedade. O projeto propõe, também,
intensificar ações positivas dos educadores e educandos na execução dos quatro
pilares da educação: aprender a fazer, aprender a conhecer, aprender a ser e
aprender a conviver.
Neste contexto, o projeto ora apresentado
coloca como desafio despertar o interesse dos educandos na construção do
conhecimento, compreendendo-se como sujeitos sócio-históricos e
culturaisresponsáveis pela sua condução e formação pessoal e profissional de
forma autônoma, transformadora e cidadã.
JUSTIFICATIVA
Assegurar ao educando um ensino de
qualidade não significa apenas compartilhar o conhecimento com competência.
Trabalhar a auto-estima, dividir sentimentos de afetividade, preparar um
ambiente agradável para o aluno, também fazem parte de uma educação de
qualidade.
Analisando os resultados do ano de
2013 no que diz respeito às notas e frequência dos estudantes da Escola
Professor Simão Amorim Durando e, observando cotidianamente no decorrer desse
ano a desmotivação e desinteresse dos alunos, o desejo de não estarem em sala
de aula, a falta de vontade de aprender os saberes escolares, a EPSAD tomou a
iniciativa de mudar essa realidade através do projeto de intervenção "Simão em Ação" que vai proporcionar aos alunos, por meio de incentivos, o gosto pelo estudo. Para tanto, conta-se com a participação e empenho da equipe docente, equipe pedagógica e da equipe gestora da escola para que o trabalho tenha o êxito esperado.
iniciativa de mudar essa realidade através do projeto de intervenção "Simão em Ação" que vai proporcionar aos alunos, por meio de incentivos, o gosto pelo estudo. Para tanto, conta-se com a participação e empenho da equipe docente, equipe pedagógica e da equipe gestora da escola para que o trabalho tenha o êxito esperado.
Através deste projeto, pretende-se
reduzir em85% a evasão, reduzir em 85% o número de alunos abaixo da média e
garantir 100% de frequência dos educandos neste ano letivo que se inicia.
OBJETIVO
Elevar o desempenho dos estudantes nas
disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, diminuir o índice de evasão e
trabalhar a auto-estima contribuindo para a sua formação pessoal e
profissional.
CRONOGRAMA
O projeto será vivenciado de março a dezembro
de 2014, conforme detalhado abaixo:
Data
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Ação
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Responsável
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29/03/14
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Apresenta/Discussão
para análise dos resultados da escola no ano de 2013 e sugestões de ações que
visem a elevação dos índices de desempenho neste ano de 2014.
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Equipe
gestora, equipe pedagógica e equipe docente
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02/04
e 04/04/14
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Reunião
com professores por área para discutir ações
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Equipe
Pedagógica
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07/04/14
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Planejamento
das ações
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Equipe
Pedagógica e equipe docente
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09/04/14
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Reunião
de pais, mestres e educandos para apresentação do projeto
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Equipe
Gestora, Equipe Pedagógica e Equipe Docente
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11/04/14
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Equipe
docente
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26/04/14
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Formação
Continuada na escola
(Português
e Matemática)
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Equipe
da GRE (Português e Matemática)
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12
a 16/05
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Semana
da Maratona de português e matemática (para esta ação serão utilizadas as
questões do banco de questão)
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Equipe
Docente
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22/05/14
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Reunião
de Pais e Mestres (apresentação do 1º resultado do projeto): o que deu certo,
o que não deu certo, as modificações, entre outros.
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Equipe
gestora, pedagógica e docente
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23/05/14
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Palestra:Auto-Estima,
para estudantes e professores
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A
definir
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31/05/14
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Reunião
para análise e avaliação do projeto (ajustes, reajustes, inclusão, exclusão
de ações, entre outros)
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Equipe
gestora, pedagógica e docente
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11/06/14
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Encerramento
do Bimestre
|
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27/06/14
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Início
do III Bimestre – Planejamento para reinício das ações do projeto de
intervenção
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Equipe
gestora, pedagógica e docente
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20/08/14
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Palestra
sobre Empreendedorismo
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A
definir
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01
a 05/09/14
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Semana
da Maratona de português e matemática (para esta ação serão utilizadas as
questões do banco de questão)
|
Equipe
docente
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17/09/14
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Reunião
de pais e mestres (apresentação do 2º resultados do projeto): o que deu
certo, o que não deu certo, as modificações, entre outros.
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Equipe
gestora, pedagógica e docente
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24/09/14
|
Encerramento
do Bimestre
|
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27/09/14
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Reunião
para análise, avaliaçãoe planejamento do projeto (ajustes, reajustes,
inclusão, exclusão de ações, entre outros)
|
Equipe
gestora, pedagógica e docente
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23/10/14
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Palestra
sobre gravidez na adolescência DST/Aids
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A
definir
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20/11/14
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Comemoração
do Dia da Consciência Negra com apresentações culturais e artísticas
produzidas pelos estudantes
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Equipe
gestora, pedagógica, docente e estudantes
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24
a 28/11/14
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Semana
da Maratona de português e matemática (para esta ação serão utilizadas as
questões do banco de questão)
|
Equipe
docente
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05/12/14
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Culminância
do Projeto, através da ação “Simão é Cultura” com exposição de trabalhos dos
estudantes, apresentações culturais e artísticas
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Equipe
gestora, pedagógica, docente, estudantes, pais e comunidade
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12/12/14
|
Reunião
de pais e mestres (apresentação do resultado final do projeto)
|
Equipe
gestora, pedagógica e docente
|
*Esta
ação será realizada durante a execução do projeto no período de abril a
dezembro, acontecendo sempre em dias alternados.
**Os aulões acontecerão aos finais de semana,
pelo menos num intervalo de 15 dias.
METODOLOGIA
Com o propósito de
incentivar osestudantes da Escola Estadual Professor Simão Amorim Durando no
que diz respeito ao interesse, participação e rendimento escolar, busca-se com
este projeto motivá-los e estimulá-los a permanecer na escola, ajudá-los na
apropriação das competências, habilidades e atitudes indispensáveis para o
sucesso na escola, no trabalho e na vida social, através das seguintes ações:
·
Reunião para apresentar os resultados dos estudantes no ano de
2013 e apresentar o projeto de intervenção;
·
Ciclo de palestra e/ou oficinas para trabalhar a auto-estima dos
estudantes;
·
Leitura diária de textos e exposição de vídeos para reflexão com
os estudantes;
·
Roda de leitura;
·
Momento da produção;
·
Semana da Maratona de português e matemática;
·
Aulão da Epsad: aulões aos finais de semana;
·
Incentivar 100% de frequência do aluno por meio de pontuação;
·
Incentivar a realização de todas as atividades por meio de
pontuação extra;
·
Premiação para o aluno destaque da turma no bimestre por meio da
exposição de foto, faixa e prêmio simbólico;
·
Registro de todos os trabalhos realizados pelos alunos em sala
de aula para posterior exposição;
·
Promover “O Simão é cultura”: noite cultural com apresentações
artísticas dos alunos (música, dança, teatro, sarau de poesias). Nesta noite,
será realizada a culminância do projeto com abertura feita pela direção e
coordenação, em seguida serão expostos em slides todos os trabalhos realizados
pelos alunos no decorrer ano letivo.
RECURSOS
·
Recursos Humanos: alunos, professores, gestores, coordenadores,
articuladores, pais e comunidade.
·
Recursos materiais: data show, Câmera digital, som,
microfones,vídeos, papel madeira, Internet (divulgação dos eventos no blog
e facebook da escola e no You Tube, criar e- mail coletivo para as turmas a fim
de trocar informações, fazer divulgação, dentre outros); TV/Vídeo;
e outros.
OPERACIONALIZAÇÃO
O Projeto Simão em Ação
será vivenciado durante os meses de março a dezembro de 2014, propondo a
seguinte sistemática de operacionalização:
1. Ciclo de palestras: a
cada bimestre será realizada uma palestra que contemple um tema relevante aos
interesses dos alunos;
2. A roda de leitura e o
momento da produção serão realizadas uma vez por semana, sempre em dias
alternados. Estes momentos proporcionarão ao estudante o desenvolvimento de
habilidades inerentes ao Eixo Leitura e Escrita na disciplina de Língua
Portuguesa contribuindo para a melhor compreensão, interpretação e produção de
textos;
3. Aulão da Epsad: os
aulões acontecerão aos finais de semana, num intervalo de 15 dias e contemplará
todas as disciplinas do currículo;
4. A Semana da Maratona de
Português e Matemática será realizada durante uma semana a cada bimestre. Esta
atividade proporcionará ao estudante o desenvolvimento de várias habilidades
matemáticas e da língua portuguesa e acontecerá da seguinte forma:
- Um
mês antes da semana da maratona, os professores se reunirão para definir
os descritores a serem trabalhados nas disciplinas de português e
matemática; selecionarão os textos e questões-problema e elaborarão as
atividades utilizando o banco de texto e de questões;
- Uma
semana antes da maratona, farão a exposição dos conteúdos contemplando os
descritores das referidas disciplinas;
- Na
semana da maratona, realizarão atividades relacionadas aos conteúdos
sempre fazendo, posteriormente, a correção coletiva com os alunos. Na
sexta-feira, realizarão um simulado composto por 40 questões (20 de
português e 20 de matemática). A aplicação e correção do simulado será
feita pelo professor que estiver na turma.
- Os
professores de português e matemática se reunirão para identificar os
descritores com maior índice de erros para que possam trabalhá-los durante
o bimestre;
- Os
professores de português e matemática farão a correção coletiva do
simulado em suas turmas.
- Reunião
para planejamento da próxima semana da maratona.
5. O Simão é cultura: consiste na
preparação dos trabalhos culturais realizados pelos estudantes da escola.
6. A culminância do projeto acontecerá
em dezembro com as apresentações artísticas e culturais feitas pelos alunos e
visa valorizar e elevar a auto-estima dos educandos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante
toda a execução do projeto, tomando como parâmetro o interesse dos envolvidos demonstrado
durante a participação ao longo do processo e pela análise dos resultados, ou
melhor,do feedback das ações e suas implicações nas vivências dos educandos no
contexto escolar no que se refere a melhoria da aprendizagem e permanência na
escola.
Obs.: para contabilizar
a frequência do aluno, faz-se necessário que todos os professores realizem a
chamada em todas as aulas; o aluno que tiver 100% de frequência no bimestre
fará jus a 0,5 ou 1,0 ponto em uma das atividades cumulativas; o aluno que
tiver realizado com êxito todas as atividades cumulativas do bimestre fará jus
a 0,5 ou 1,0 ponto extra; o aluno destaque da turma será aquele que obtiver
100% de frequência no bimestre, tiver realizado todas as atividades com êxito e
estiver acima da média em todas as disciplinas do bimestre.
A premiação
deste aluno deverá ser discutida e acertada com a gestão.
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