JUSTIFICATIVA:
Para promover a releitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.
A Lei em si não basta, é preciso que modifiquemos o ensino-aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, fazendo acontecer mudanças necessárias.
Aprendemos
a História dos outros, ou parte dela, no entanto a cultura universal inclui
feitos Afros de grande importância, entretanto, estes são desconhecidos ou
desprezados pela educação brasileira. Uma sociedade democrática e justa inclui
todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções,
diferenças ou dominação.
O desconhecimento gera omissão,
irresponsabilidade e ainda produz uma sociedade preconceituosa e violenta nos
diversos aspectos da vida humana. Percebe-se que há uma necessidade de um maior
envolvimento dos educandos com contexto africano. Tendo em vista que os
africanos contribuíram em muito para o desenvolvimento cultural brasileiro.
O
presente projeto foi elaborado no sentido de promover um conhecimento mais
aprofundado sobre a importância da contribuição dos africanos para o
desenvolvimento não só do nosso país como também de outros.
Considera-se que este trabalho se constitui em um dos primeiros passos para formação de uma nova geração de cidadãos autênticos que exercitam verdadeiramente o senso crítico e a ética.
Considera-se que este trabalho se constitui em um dos primeiros passos para formação de uma nova geração de cidadãos autênticos que exercitam verdadeiramente o senso crítico e a ética.
OBJETIVO GERAL
Reconhecer a importância do negro na formação da sociedade brasileira, analisando sobre a sua contribuição nas áreas: social, econômica, cultural e política. Proporcionar condições a alunos e professores de apropriarem-se de novos saberes sobre a cultura Afro-brasileira.
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